O que está errado no mundo? O que podemos fazer sobre isso?

 

Estas são duas das perguntas que o diretor Tom Shadyac faz a si mesmo, a seus entrevistados e ao público, no filme “I AM – Você tem o poder de mudar o mundo”, produzido em 1999 e muito atual mais de 20 anos depois.

 

Diretor de sucesso em Hollywood, tendo em seu currículo comédias como “O Mentiroso”, “O Todo-Poderoso” e “Ace Ventura: Um Detetive Diferente”, Shadyac muda surpreendentemente de enfoque neste filme em primeira pessoa, muito inspirador.

 

Após um acidente grave e uma internação prolongada, ele parte para uma jornada em busca das respostas para as perguntas acima. E, com uma equipe de quatro pessoas, entrevista escritores, poetas, professores, líderes religiosos e cientistas, entre eles, Howard Zinn, Lynn McTaggart, Noam Chomsky e Desmond Tutu. A partir dos depoimentos, reflete sobre suas escolhas, sua ambição e novos caminhos, conectando de forma muito inquietante seus aprendizados com o título do filme. Fica mais uma pergunta: E se a solução para os problemas do mundo estivesse bem diante de nós o tempo todo?