Programa Jovens Talentos

Os Programas de EUpreendedorismo aplicados aos jovens é a nossa maior frente. Reflexões sobre o EUpreendedorismo entre pessoas que estão iniciando sua jornada profissional, facilita a caminhada de cada um, gerando mais alinhamento e coerência entre seus respectivos propósitos e caminhos de carreira.

O que é o Programa Jovens Talentos ?
O que é

A partir de um diagnóstico, desenhamos um processo de aprendizagem focado no desenvolvimento de jovens EUpreendedores.

Para Trainees

Cada vez mais as organizações enfrentam gaps em seu pipeline de liderança. Em momentos críticos de suas trajetórias carecem de líderes capazes de enfrentarem os significativos desafios de crescimento e também capazes de lidar com as incertezas e grandes e constantes mudanças do mercado atual. 
Neste contexto, há décadas organizações perceberam a importância de se investir em programas estruturados de trainees, com o objetivo de acelerar o crescimento e desenvolvimento de jovens com alto potencial justamente para alimentar o pipeline de sucessão de líderes na organização.  
Desde a nossa fundação em 2009, a Rede Ubuntu de EUpreendedorismo desenvolve metodologias customizadas para apoiar neste processo acelerado de desenvolvimento. Inspirado na filosofia UBUNTU e no Modelo Integral nossos programas de jovens talentos em geral estão calcados nos seguintes pilares: 

Reflexão de Propósito e Mapeamento de Caminhos de Carreira: um processo de aprendizagem coletivo que permite aos jovens refletirem sobre seus talentos e áreas de interesse, e como visualizarem e desenharem possíveis caminhos de carreira alinhados tanto com seus interesses pessoais como com o propósito da organização como um todo. Um processo de prendizagem que amadurece os jovens individualmente, e também nas suas mais variadas relações. 

Desenvolvimento de Competências para ação: com base no Modelo PURPOSE, os jovens são estimulados a refletirem e praticarem diversas competências que serão fundamentais no dia a dia de suas funções nas áreas, e também na realização de projetos. 

Coaching Individual: com objetivo de dar ainda mais foco no desenvolvimento e acelerar o processo de aprendizagem, oferecemos também encontros individuais para apoiar os jovens em suas questões individuais. A Rede Ubuntu conta com uma rede de coaches com as mais variadas formações e com os mais variados backgrounds profissionais, e escolhemos os coaches ideais para os desafios de cada jovem. 

Projetos: acreditamos que aprendizado acontece mesmo na prática, fazendo! Assim, apoiamos muito a ideia da realização de projetos durante o programa de trainee. 
Seja com organizações que já possuem esse processo estruturado, ou mesmo aqueles que não possuem, em geral nossa experiência mostra que naturalmente ao longo do processo de EUpreendedorismo alguns projetos emergem e necessitam de apoio de desenvolvimento técnico e comportamental para serem realizados com a máxima eficiência. 

Desenvolvimento dos Gestores: acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos jovens, realizamos diversos workshops com os gestores para apoiá-los em seus papéis de gestores de pessoas, e nos desafios de lidarem jovens no início de suas carreiras. Em nossos programas implementamos workshops de sensibilização de competências, troca de experiências entre os gestores, e desenvolvimento de competências dos próprios gestores. 

Imagem de um rapaz e uma moça preenchendo um formulário

De acordo com a necessidade das diferentes organizações, desenvolvemos processos de aprendizagem customizados, que vão desde programas de imersão (poucos dias e concentrado) até programas mais longos de desenvolvimento, chegando até a processos de 2 anos de formação.

Um processo de aprenfizagem coletivo que permite aos jovens refletirem sobre seus talentos e áreas de interesse, e visualizarem possíveis caminhos de carreira
Imagem de quatro rapazes olhando fixamente para a direita
Métodos de processos de aprendizado em EUpreendedorismo customizados para diferentes grupos de jovens.

Para Comunidades

A Rede Ubuntu nasceu do desejo de oferecer o processo de EUpreendedorismo para milhões de jovens pelo mundo. Acreditamos que o processo de reflexão de propósito, mapeamento de caminhos de carreira, e a execução destes caminhos alinhada com o desenvolvimento de competências gerará jovens mais engajados e utilizando o máximo de seus potenciais a serviço de seus respectivos propósitos.

Assim, desenhamos processos de aprendizagem em EUpreendedorismo customizando nossa metodologia para diferentes grupos de jovens, respeitando suas realidades e especificidades.

Para Aprendizes

A Lei da Aprendizagem 10.097/2000 nasceu com a missão de gerar uma primeira experiência profissional em jovens de 14 a 22 anos de idade, uma das faixas etárias com maior nível de desemprego. As organizações, por um sistema de cotas, contratam jovens para trabalharem em suas organizações, e em paralelo estes jovens continuam seus estudos no ensino médio ou faculdade, e também realizam um curso técnico profissionalizante.

Apesar de ainda existir um grande número de organizações que ainda não cumprem suas cotas mínimas, muitas delas já aderiram a esta prática e percebem que não basta apenas o jovem passar por uma educação formal e técnica. Existe uma grande oportunidade de apoiar estes jovens na busca pelos seus propósitos, e também um grande desenvolvimento comportamental que possibilite o jovem conhecer mais de si mesmo, um olhar diferenciado para o outro e para o coletivo, e também gerar protagonismo em busca de seus respectivos propósitos e projetos de vida. Enfim, mais do que um processo técnico, a oportunidade de preparar estes jovens para a vida.

A partir desta necessidade surgiu o EUpreendedorismo aplicado aos programas de aprendizagem, um processo educacional complementar a Lei da Aprendizagem, e que vem colhendo maravilhosos frutos nas organizações em que atuamos.

Imagem de duas jovens

De acordo com a necessidade das diferentes organizações, desenvolvemos processos de aprendizagem customizados, que vão desde programas de imersão (poucos dias e concentrado) até programas mais longos de desenvolvimento, chegando até a processos de 2 anos de formação.

Mais do que um processo técnico, a oportunidade de preparar estes jovens para a vida.
Imagem de  um rapaz e uma moça olhando para a direita
Ao mesmo tempo que são excelentes oportunidades, os programas de estágio também são enormes desafios para estes mesmos públicos.

Para Estagiários

Programas de Estágio são excelentes processos de desenvolvimento para os jovens que ainda estão cursando o ensino superior e que buscam ganhar experiência prática e vivenciar o dia a dia das organizações, e ao mesmo tempo são excelentes oportunidades para as organizações na atração de pessoas qualificadas que podem trilhar carreiras de sucesso nas mais variadas áreas, chegando até a ocupar futuros cargos de liderança.

Ao mesmo tempo que são excelentes oportunidades, os programas de estágio também são enormes desafios para estes mesmos públicos. No caso dos jovens, desde o primeiro dia de estágio já estão preocupados com a chance de efetivação na organização ao término do programa. A medida que são expostos ao desenvolvimento prático, carecem muito de orientação e desenvolvimento comportamental para lidarem com o turbilhão do dia a dia, a incerteza ou não da efetivação, e principalmente que trilhas de carreira verdadeiramente querem seguir. Um desafio de ir atrás de um emprego, ou de um trabalho que traga realização e satisfação e ao mesmo tempo gere os rendimentos almejados.

No caso das organizações, o desafio de apoiar o desenvolvimento tanto os jovens quanto os próprios gestores, já que em geral ocorrem choques de gerações entre gestores e estagiários com enorme perda de energia de ambas as partes. O grande desafio de captar todo o potencial dos jovens que estão cheios de energia e querendo fazer acontecer, com os ritmos, possíveis obstáculos, e realidades da organização.

Agenda

Para participar dos Programas da Rede Ubuntu verifique nossa agenda! Escolha sua opção e confira nossas próximas atividades.
Desafios
Desafios