Acesse agora
Conecte-se. uma rede social para encontrar e oferecer ajuda.

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo. Com mais de dez anos de experiência em grandes multinacionais, tais como Unilever, Philip Morris, Whirlpool e Johnson & Johnson, Eduardo construiu sua carreira na área de marketing chegando ao cargo de Diretor de Marketing da América Latina da Johnson & Johnson. Durante sua carreira administrou diversas marcas de sucesso, como Brilhante, Marlboro, Brastemp, Consul, Sundown, Sempre Livre e Carefree. Antes de fundar a Ubuntu, Eduardo ainda trabalhou como Diretor do Grupo Amana-Key, presidido por Oscar Motomura, uma empresa focada em inovações radicais em gestão por meio de programas de desenvolvimento para líderes e consultoria estratégica. Eduardo é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA por Babson College, a #1 em Empreendedorismo nos EUA. Realizou diversos cursos de especialização nas áreas de marketing, coaching e liderança.

Últimos textos deste autor

Ubuntu é uma forma de vida!

Desde que conheci a palavra Ubuntu me encantei por ela!

Mais do que uma palavra, uma filosofia.

Um conceito profundo de interdependência, da consciência de estarmos todos interconectados. O que eu faço impacta todos e tudo ao meu redor e, no fim, acaba impactando a mim mesmo.

Nos 7 anos nos quais construímos, diariamente, uma organização com base nesta filosofia, a nossa inspiração por ela só aumentou.

Foram vários momentos especiais. Em 2014, por exemplo, participamos em Portugal da 1a Conferência Mundial Ubuntu, na qual fundamos a Ubuntu Global Network com outras sete instituições espalhadas pelo mundo. Naquela conferência, falei para todos da nossa responsabilidade e do desafio em construirmos algo novo, fundamentado nesta filosofia.

Como criar uma organização interdependente, baseada na colaboração, no relacionamento, no amor ao próximo, na consciência genuína de que estamos todos conectados?

Esta admirável filosofia nos inspira a questionar os modelos estritamente hierárquicos nos quais fomos todos treinados a operar desde a Revolução Industrial. Consequentemente, nos estimula a construir uma organização fluída, orgânica, a qual transita bem entre a hierarquia e formas mais distribuídas de se organizar.

Hoje na Rede Ubuntu, por exemplo, os diferentes projetos que executamos têm times que se autogerenciam e definem papéis entre si. Ao mesmo tempo, estas mesmas pessoas participam de rituais e círculos colaborativos sem qualquer tipo de estrutura e hierarquia.

Ubuntu é uma forma de vida!

Assim, fica aqui o nosso convite para você seguir espalhando tal conceito, conforme tanto nos ensinou o querido Madiba, ou Nelson Mandela. Para mim, ele foi um dos grandes exemplos de prática desta filosofia na sua jornada de união de brancos e negros na África do Sul e no mundo.

E aí, vamos Ubuntar?

Ubuntu. Eu sou porque você é. Você é porque nós somos.

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo.

Um novo ciclo

A Rede Ubuntu de EUpreendedorismo está comemorando 7 anos de vida! O ano de 2016 ficará marcado em nossa caminhada por uma virada de ciclo, e o lançamento de nossa Newsletter é um marco desse movimento.

Lembro-me bem quando, em 2009, tive a oportunidade de apresentar a visão da Rede Ubuntu para diversos investidores. De reunião em reunião, eu falava de um sonho: inspirar e apoiar milhares de pessoas a EUpreenderem, isto é, a refletirem sobre seus propósitos e empreendê-los, de alguma maneira, em suas vidas.

A empolgação dos investidores era nítida, pediam, inclusive, novas reuniões para se aprofundarem no tema. Passados alguns meses, porém, nenhum deles assinava o cheque.

Após dias de frustração, ouvi palavras sábias do meu sogro: Que tal começar do começo? Foi o que fiz.... Apoiei uma única pessoa em sua reflexão de propósito.

Aos poucos, outros profissionais decidiram abraçar o projeto. A Rede Ubuntu foi se formando e crescendo, saindo de São Paulo para outras cidades e, também, outros países, reunindo profissionais de diversas áreas dispostos a investir em novas relações de trabalho e em modelos organizacionais que, atualmente, desafiam o mundo corporativo.

Hoje, temos a felicidade e a gratidão de ter impactado milhares de pessoas, nos diversos programas individuais ou para empresas. E, para mim, o maravilhoso de se caminhar em direção ao propósito é que, quanto mais caminhamos e nos sentimos realizados, também aumenta o desejo do quero mais!

Assim, iniciamos esse novo ciclo. Agora, com o sonho de levar o EUpreendedorismo para milhões de pessoas – não mais para milhares.

Neste lindo movimento, o mundo digital ganha mais importância. Há 7 anos, naquelas apresentações iniciais, o maior investimento era nessa área, pois, tinha eu a clareza de que seria a forma de dar escala ao modelo proposto.

Como tudo tem seu tempo na vida, neste primeiro setênio, desenvolvemos e amadurecemos nossa metodologia, nosso próprio desenvolvimento. Agora, chegou a hora de se investir mais forte no digital. O Universo é sábio.

Você verá, cada vez mais, iniciativas da Rede Ubuntu no mundo digital. Esta simples Newsletter é um “baby step” nesta direção. Reflete o nosso desejo de manter atualizada toda a nossa comunidade sobre o que está rolando na Rede!

Neste sentido, estamos abertos a te ouvir também. Interaja, dê sugestões, participe, para que possamos fortalecer e expandir este movimento do EUpreendedorismo.

Um grande abraço a todos que participam desta jornada,

Edu Seidenthal

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo.

Café com Edu

Quem me acompanha há tempos aqui no Blog da Ubuntu sabe que desde 8 de Junho de 2009 tenho escrito por aqui minhas reflexões, meus insights, sentimentos ao longo da minha jornada de construção da Rede Ubuntu de EUpreendedorismo. Pois bem, no ano passado acredito que tenha sido um marco importante nesta caminhada pois (como já escrito por aqui) implementei uma série de mudanças para que a Rede Ubuntu possa voar livre na direção do sue propósito: tornar autoconhecimento acessível para todos + traduzir este autoconhecimento em ação! 

Uma das mais importantes iniciativas no ano passado foi o lançamento do livro "As Raízes do EUpreendedorismo". Dediquei-me a escrevê-lo com muito carinho, por mais de 2 anos. Tanta dedicação resultou na necessidade de dar uma parada no hábito da escrita..... Adoro escrever, mas preciso dar um tempo. Até porque pretendo lançar outros livros!

E aí me deu um vazio.... Como não continuar compartilhando minhas reflexões, uma das coisas que mais amo fazer?

Em paralelo, outro sinal.....desde que fundei a Rede Ubuntu tenho um lema: aceito tomar café e almoçar com quem quer que me convide.....Sou muito grato a esta prática pois tem me dado a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, criar novos projetos e parcerias, ou simplesmente jogar papo fora! A questão é que com o crescimento da Rede Ubuntu o número de convites para os cafés tem aumentado significativamente! Outra pergunta: como manter o meu lema, a minha prática, E TAMBÉM respeitar o meu tempo (e também meu estômago!)?

Foram dessas e de outras reflexões que nasceu o Café com o Edu, um programa semanal (toda terça as 8am) no Periscope, um aplicativo de transmissão ao vivo. Nele farei o que fiz nos últimos 7 anos, isto é, compartilhar minhas reflexões e também tomar café com quem estiver ali, ao vivo, para bater papo comigo!

Isso não significa que não escreverei mais por aqui, ou mesmo não tome cafés presenciais.... Mas certamente este será mais um importante canal de interação!

E aí, vamos tomar um cafézinho?

É só abaixar o aplicativo em seu celular, e me seguir.... Você será notificado quando eu estiver ao vivo....

Ótima semana a todos!

Edu Seidenthal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo.

Um novo sistema operacional

Este início de ano não foi nada fácil para mim. E aí você deve estar pensando: Crise política? Crise econômica?

Nada disso...

Passei literalmente por uma reprogramação. Quase como um novo sistema operacional foi instalado em mim. Senti um vazio enorme, e só agora, após alguns meses consigo escrever a respeito. É engraçado que muitos me olham hoje em dia e ao enxergarem a Rede Ubuntu pelas redes sociais imaginam “esse aí tá super bem!”. E a verdade é: estou e não estou bem....

Desde a fundação da Rede Ubuntu, há quase 7 anos, tenho corrido que nem um animal. Corri muito na construção deste lindo sonho que é a democratização do autoconhecimento em ação, e ao longo desse tempo vários foram se juntando nesta jornada.

O ano passado, foi meu sprint final. Digo final porque era um fechamento de um ciclo, a proximidade do nosso primeiro setenio. Como já dito anteriormente por aqui, a concretização de um processo de abertura de rede.

Mudança de escritório, lançamento de um livro, lançamento do Réupi, mudança societária, colocar a marca em creative commons, foram algumas das ações implementadas.

Virou o ano, e tudo o que eu queria tinha acontecido. Aliás, tudo o que eu sempre quis está acontecendo neste momento. E com isso veio um vazio enorme, e acompanhado disso uma crise alérgica respiratória intensa.

Era quase como se o universo, expresso em meu corpo físico, estivesse me convidando para respirar..... respira Edu, respira! Não é necessário mais correr...

É o caminho que importa. Caminhe, caminhe, e saiba sempre que estará acompanhado. Ubuntu!

O que tem acontecido com o EUpreendedorismo é lindo, e ainda estamos bem no começo. Tem apenas 7 anos.

O vazio tem aos poucos sendo preenchido..... e sinto que estou em outra velocidade, outro ritmo, observando mais, sentindo muito mais.

Agradeço de coração a oportunidade de estar vivendo tudo isso. Gratidão a todos aqueles que estão ao meu lado....

Vamo que vamo, respirando!

Ótimo final de semana a todos!

Edu

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo.

Ta sobrando trabalho

Neste mês de Janeiro foi publicado artigo de Eduardo Seidenthal no caderno Empregos no Jornal O Estado de São Paulo. Confira o texto do Edu, "Tá sobrando trabalho".

 

Eduardo Seidenthal

É fundador da Rede Ubuntu, uma rede colaborativa de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento do EUpreendedorismo.