Acesse agora
Conecte-se. uma rede social para encontrar e oferecer ajuda.

crisvilar

Últimos textos deste autor

Tudo sobre o RUA: o primeiro passo do caminho

Se você chegou até aqui querendo saber sobre como a Rede Ubuntu pode te ajudar a descobrir e viver o seu propósito de vida, esse é o momento certo para matar sua curiosidade: RUA! O primeiro programa da formação de um EUpreendedor, dentro da Filosofia Aclamada da Rede Ubuntu hoje é o tema central desse ping-pong com o Eduardo Seidenthal, fundador da Rede e o mais antigo participante de todos os grupos. Edu conta para a gente suas experiências como facilitador desse processo de aprendizagem e responde as perguntas mais frequentes sobre ele. 

 


Eduardo Seidenthal é fundador da Rede Ubuntu e tem mais de dez anos de experiência em grandes multinacionais, tais como Unilever, Philip Morris, Whirlpool e Johnson & Johnson, tendo construído sua carreira na área de marketing, foi Diretor da América Latina da Johnson & Johnson. Administrou diversas marcas de sucesso, como Brilhante, Marlboro, Brastemp, Consul, Sundown, Sempre Livre e Carefree. Antes de fundar a Ubuntu, ainda trabalhou como Diretor do Grupo Amana-Key, presidido por Oscar Motomura, uma empresa focada em inovações radicais em gestão por meio de programas de desenvolvimento para líderes e consultoria estratégica. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas com MBA por BabsonCollege, a #1 em Empreendedorismo nos EUA.

 

O que é RUA?

O RUA é o nosso primeiro programa no ciclo do desenvolvimento do EUpreendedorismo. É um programa voltado a apoiar, estimular e provocar as pessoas a refletirem sobre seus propósitos de vida, e também mapearem possíveis caminhos de carreira para empreender tais propósitos. Quando dizemos empreender, não estamos necessariamente dizendo que as pessoas saem para abrir negócios, conceito normalmente associado a palavra empreendedorismo. Empreender pode ser aqui em qualquer lugar, numa grande organização, numa pequena, no governo, sendo autônomo, etc. É empreender caminhos ligados ao seu propósito!

Por que esse nome?

RUA quer dizer Rede Ubuntu de Aprendizagem, mas também é uma brincadeira nossa pois a Rede Ubuntu está dedicada a criar programas educacionais inovadores, e, portanto, a brincadeira aqui é que se pode aprender em qualquer lugar, principalmente na RUA! Precisamos disassociardissociar aprendizagem a de apenas escola e salas de aula. Tanto que, muitas vezes, os próprios participantes do RUA tem dificuldade de chamar o RUA de curso, pois sabem que curso não explica bem o que é..... Assim, chamamos de RUA! Ou mesmo nosso primeiro programa de EUpreendedorismo.

 

 

O que vocês tem sentido de retorno dos participantes?

Vivemos experiências incríveis e o retorno tem sido excelente! Como sempre dizemos o EUpreendedorismo é um processo. Ele começa e não termina nunca. O que claramente temos de diferenciais com o RUA, dito pelos próprios participantes, é que aceleramos o processo de reflexão de propósito, organizamos muitas ideias que antes estavam jogadas ou desconexas. Também permite um ambiente e um processo pelo qual os participantes se enxerguem melhor, seus talentos e valores, para que possam ter a força necessária para seguirem caminhos mais sintonizados com seus propósitos

Por ser um processo, não temos como garantir o resultado final, pois este depende do ponto de partida do participante, do processo que aquele grupo criar (cada grupo é um grupo) e também todas as outras dimensões da vida das pessoas. 

Mas o que posso sim afirmar é que não teve nenhum participante até hoje que disse que o RUA não deu resultado. Todos ressaltam quanto o RUA fez diferença em suas vidas.

 

Algum caso específico que valha à pena compartilhar? 

Uma cena marcante para mim foi o último dia do primeiro RUA VIla Vila Madalena que facilitamos. Em uma roda de conversa livre sobre como tinha sido aquela experiência para cada um, tínhamos duas participantes lado a lado muito felizes e ressaltando o quanto o RUA tinha sido fundamental em suas vidas. A primeira, após seu depoimento, entregou cartões de visita da sua nova empresa que tinha criado ao longo do processo do EUpreendedorismo. A segunda, tão feliz quanto, dizendo que tinha conseguido responder a primeira pergunta que havíamos feito no programa, lá no segundo encontro! Resultados muito diferentes, mas níveis de satisfação altíssimos para ambas, pois cada uma está em uma jornada! Nem melhor e nem pior, apenas diferentes.

 

 

Quais são as vantagens de participar de um processo de auto conhecimento, mas inserido em um grupo?

Acho que pela própria definição da palavra UBUNTU consigo responder esta pergunta. "Eu sou porque nós somos" é para mim a melhor definição de UBUNTU. Sou fã do processo de EUpreendedorismo coletivo, pois através do outro consigo me enxergar melhor, consigo ganhar diferentes perspectivas, e diria que principalmente percebo que não sou o único que está nessa jornada de reflexão.

Muitas vezes o processo do EUpreendedorismo gera certos incômodos, e estar em grupo facilita MUITO este processo.

Os participantes do RUA passam por que tipo de atividades durante o percurso?

Uma das inspirações da Rede Ubuntu do ponto de vista teórico é a Teoria Integral, e nesta teoria, a abordagem sempre busca um desenvolvimento mental/cognitivo, mas também emocional, físico, e espiritual. Assim, o que posso afirmar é que o RUA trabalha nessas diferentes dimensões. EUpreendedorismo não é um processo apenas mental, ele é integral!

Como é a estrutura do curso, propriamente dita?

O RUA é dividido em 4 etapas. A primeira é a Introdução e criações de vínculo entre os participantes e os facilitadores. A segunda etapa é de coleta, isto é, uma série de exercícios para você se enxergar por diferentes ângulos e perspectivas. Terceira etapa é focada na reflexão de propósito de vida. E finalmente a quarta etapa é dedicada a mapear os possíveis caminhos de trabalho que possam te fazer se movimentar em direção ao seu propósito.

 

O RUA é indicado para quem?

O RUA é indicado para pessoas! Ele é um programa bem universal. Pela nossa experiência, é um processo indicado para pessoas acima de 15 anos, em diferentes ciclos de vida. Temos nas mais variadas turmas um grupo bem diverso do ponto de vista de idades, profissões, formações, origens e histórias, e isso traz um riqueza infinita para o processo! Ubuntu!

Por que na Vila Madalena?

O nosso sonho é que o RUA se espalhe! A sua primeira versão começou na Vila Madalena, mas já tem RUA em Curitiba, Campinas e Granja Viana e existem iniciativas para ter RUA em outros bairros de SP, ou mesmo em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, e outras cidades do país, na medida que a Rede Ubuntu em si também está crescendo. Assim, o RUA Vila Madalena foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada. Um movimento de EUpreendedorismo que vem se espalhando!

 

UPDATE: NOVAS TURMAS 2017  - GARANTA SUA VAGA - AULAS INICIAM EM MARÇO

RUA VILA MADALENA

RUA CAMPINAS

RUA CURITIBA

RUA GRANJA VIANA

Cristiane Vilar

Cristiane Vilar é membro da Rede Ubuntu.