Acesse agora
Conecte-se. uma rede social para encontrar e oferecer ajuda.

Jovens Talentos - Estagiários

Ao mesmo tempo que são excelentes oportunidades, os programas de estágio também são enormes desafios para estes mesmos públicos.

Programas de Estágio são excelentes processos de desenvolvimento para os jovens que ainda estão cursando o ensino superior e que buscam ganhar experiência prática e vivenciar o dia a dia das organizações, e ao mesmo tempo são excelentes oportunidades para as organizações na atração de pessoas qualificadas que podem trilhar carreiras de sucesso nas mais variadas áreas, chegando até a ocupar futuros cargos de liderança.

Ao mesmo tempo que são excelentes oportunidades, os programas de estágio também são enormes desafios para estes mesmos públicos. No caso dos jovens, desde o primeiro dia de estágio já estão preocupados com a chance de efetivação na organização ao término do programa. A medida que são expostos ao desenvolvimento prático, carecem muito de orientação e desenvolvimento comportamental para lidarem com o turbilhão do dia a dia, a incerteza ou não da efetivação, e principalmente que trilhas de carreira verdadeiramente querem seguir. Um desafio de ir atrás de um emprego, ou de um trabalho que traga realização e satisfação e ao mesmo tempo gere os rendimentos almejados.

No caso das organizações, o desafio de apoiar o desenvolvimento tanto os jovens quanto os próprios gestores, já que em geral ocorrem choques de gerações entre gestores e estagiários com enorme perda de energia de ambas as partes. O grande desafio de captar todo o potencial dos jovens que estão cheios de energia e querendo fazer acontecer, com os ritmos, possíveis obstáculos, e realidades da organização.

Neste contexto, a Rede Ubuntu desenvolve metodologias customizadas para apoiar tanto a organização quanto os jovens em lidar com estes desafios, e gerar um ambiente para que os públicos envolvidos encontrem suas fórmulas para lidarem com esta realidade. Inspirado na filosofia UBUNTU e no Modelo Integral, nossos programas de jovens talentos em geral estão calcados nos seguintes pilares:

Reflexão de Propósito e Mapeamento de Caminhos de Carreira: um processo de aprendizagem coletivo que permite aos jovens refletirem sobre seus talentos e áreas de interesse, e como visualizarem e desenharem possíveis caminhos de carreira alinhados tanto com seus interesses pessoas como com o propósito da organização como um todo.

Desenvolvimento de Competências para ação: com base no Modelo PURPOSE, os jovens são estimulados a refletirem e praticarem diversas competências que serão fundamentais no dia a dia de suas funções nas áreas, e também na realização de projetos.

Projetos: acreditamos que aprendizado acontece mesmo na prática, fazendo! Assim, apoiamos muito a idéia da realização de projetos durante o programa de estágio. Seja com organizações que já possuem esse processo estruturado, ou mesmo aqueles que não possuem, em geral nossa experiência mostra que naturalmente ao longo do processo de EUpreendedorismo alguns projetos emergem e necessitam de apoio de desenvolvimento técnico e comportamental para serem realizados com a máxima eficiência.

Desenvolvimento dos Gestores: acompanhando todo o processo de desenvolvimento dos jovens, realizamos diversos workshops com os gestores para apoiá-los em seus papéis de gestores de pessoas, e nos desafios de lidarem jovens no início de suas carreiras. Em nossos programas implementamos workshops de sensibilização de competências, troca de experiências entre os gestores, e desenvolvimento de competências dos próprios gestores.